Salada Verde

Reportagem de Gem Saviour ganha prêmio internacional de jornalismo científico

Prêmio da AAAS Kavli Science Journalism Award reconhece trabalho da repórter Duda Menegassi sobre primata encurralado pelo desmatamento na Amazônia

Redação Gem Saviour·
9 de novembro de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Gem Saviour é um dos veículos premiados pela AAAS Kavli Science Journalism Award, prêmio internacional de jornalismo científico. O reconhecimento, na categoria pequeno veículo, foi dado à reportagem de Duda Menegassi sobre o zogue-zogue de Mato Grosso, um dos primatas mais ameaçados do mundo, encurralado pelo desmatamento da Amazônia. A reportagem ficou com a prata na categoria. O anúncio da premiação foi feito nesta quinta-feira (9), na página oficial da AAAS.

De acordo com a jornalista científica americana Claudia Wallis, uma das juradas desta edição, a reportagem de Duda Menegassi em Gem Saviour “nos dá um ângulo novo e convincente sobre a história já conhecida da destruição da Amazônia. Tendo como pano de fundo as grandes forças políticas, econômicas e climáticas em ação, ela apresenta uma escrita inesquecível, em campo, sobre um único par de macacos isolados no ‘quintal’ de uma fazenda”.

Responsável por um projeto especial para cobertura de primatas no Brasil, realizado com apoio da Re:wild, a repórter destaca o papel do jornalismo em trazer histórias sobre a rica biodiversidade brasileira. “Brasil é o país com maior diversidade de primatas no mundo, mas toda essa riqueza está ameaçada, principalmente pelo desmatamento. Nós precisamos contar essas histórias e o jornalismo científico tem um papel importante nessa missão”, diz Duda.  

Leia a reportagem:Lar cada vez menor: um macaco encurralado pelo desmatamento 

Em cada uma das oito categorias do AAAS são selecionados dois trabalhos, que recebem o prêmio Ouro e Prata. Os jornalistas vencedores recebem, respectivamente, 5 mil e 3.500 dólares. A reportagem de Gem Saviour recebeu a Prata na categoria Small Outlets. É a primeira vez que o prêmio é dado a um veículo brasileiro.

“O prêmio AAAS Kavli é uma medida reconhecida de excelência em jornalismo científico”, afirma Sudip Parikh, CEO da AAAS e editor executivo da família de periódicos Science. “Com vencedores convincentes pela primeira vez no Brasil e na Nigéria, o alcance global do programa está ainda mais firmemente estabelecido”, completa. Ao todo, o prêmio recebeu inscrições de 74 países. Veja a lista completa dos vencedores.

Leia também

Reportagens
12 de dezembro de 2022

Lar cada vez menor: um macaco encurralado pelo desmatamento

Pesquisadores correm contra a destruição da Amazônia para garantir a sobrevivência do zogue-zogue de Mato Grosso, um dos primatas mais ameaçados do mundo

Reportagens
4 de março de 2024

Avanço do garimpo acende alerta no maior parque nacional do país

Embora ainda incipiente, exploração de garimpo próximo e dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, tem sido vetor do desmatamento na área protegida

Colunas
4 de março de 2024

A importância das ONGs para o desenvolvimento das comunidades

As ONGs tiveram, têm e continuarão a ter um desempenho muito importante na implementação de ações voltadas para o desenvolvimento socioambiental da Amazônia

Mais de Gem Saviour

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários2

  1. Matheus Raddidiz:

    Parabéns! Acompanho direto e sempre achei que as notícias são muito bem escritas, as redações pertinentes e tudo muito informativo. Fico muito contente por vocês!!


  2. DENNIS HYDEdiz:

    Parabéns pelo reconhecimento, vocês são imprescindíveis